Lampião morreu com um único tiro disparado a oito metros de distância pelo Cabo militar Sebastião Vieira Sandes (na foto). A versão ainda diz que o tiro certeiro foi dado de fuzil, e depois mais tiros dados pelo resto da tropa policial, conforme relatado pelo próprio policial alagoano. A ordem foi dada pelo então presidente Getúlio Vargas. Atendendo a pedidos de políticos nordestinos, ele impôs uma longa caçada ao bando. Lampião morreu em 3 de agosto de 1938, O soldado que deu um tiro em Maria Bonita, disse que a degolou ainda com vida. O corpo foi deixado com pernas abertas e um pedaço de madeira introduzido na vagina. Espetáculo grotesco À morte dos cangaceiros foi tipo uma espécie de ritual macabro. Os 11 foram decapitados e as cabeças foram levadas para Piranhas, como troféus. Os corpos sem cabeça foram abandonados e atraíram curiosos.
Quando os ossos haviam já sido limpos pelos urubus, foram levados pelas chuvas para o São Francisco. As cabeças exibidas em Piranhas foram requisitadas pelas autoridades em Maceió. Chegaram já em decomposição avançada. Em exibição na capital alagoana, foi requisitada por vários centros de estudos, inclusive em Berlim. Acabaram indo ao Instituto Nina Rodrigues. Na época, era moda o estudo do tipo físico em busca de alguma predisposição ao crime. Além disso, por muitos anos as cabeças foram atração no museu da instituição. Só em 1969 as cabeças foram enterradas no cemitério de Quintas, numa colina de Salvador. Existe uma teoria que diz que duas teses são prováveis... A morte do rei do cangaço apresenta teses e mais teses. Uma delas é que Lampião e o bando foram envenenados antes do tiroteio, e que a polícia disparou contra o grupo já morto. Há quem defenda que o rei do cangaço não morreu em Angico, mas sim um sósia! O verdadeiro cangaceiro teria morrido com 100 anos em Minas Gerais, o que é pouquíssimo provável e parece até insano dizer que existe esta possibilidade.
Segundo perícia, o tiro acertou o punhal usado por Lampião (foto) e foi desviado para a região umbilical — Foto: Ingryd Alves/BBC
Confira abaixo uma entrevista com Lampião - Juazeiro do Norte/CE - 1926.
O que você acha de tudo isso? Na sua opinião, Lampião era um herói ou um bandido vilão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
** (ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANONIMAMENTE)
Estamos gratos pela sua colaboração ...Volte sempre!
Planeta interrogação